A cirurgia plástica é indicada para você? Responder a esta pergunta requer reflexão e análise dos candidatos a um procedimento.

As perguntas a seguir, listadas pelo Smart Beauty Guide, o ajudarão a determinar se você está pronto para a cirurgia plástica:

  1. Estou fisicamente saudável, me alimento direito e não fumo?
  2. Estou preparado para fazer mudanças de estilo de vida necessárias, tais como parar de fumar, a fim de me submeter a uma cirurgia?
  3. Eu tenho expectativas realistas para os resultados do meu procedimento?
  4. Estou considerando a cirurgia plástica para mim, por motivos pessoais, ou apenas para satisfazer os ideais e as expectativas de outra pessoa?
  5. Eu passei o tempo necessário testando meus conhecimentos sobre a cirurgia plástica e checando as qualificações dos cirurgiões plásticos?
  6. Eu disse claramente ao meu cirurgião plástico sobre minhas condições médicas, alergias a medicamentos e outros tratamentos médicos (incluindo os que envolvem agentes de enchimento, formação facial e toxina botulínica)
  7. Eu falei com o cirurgião plástico sobre o meu uso atual de medicamentos, vitaminas, suplementos à base de plantas, álcool e drogas?
  8. Estou pronto para fazer a minha parte para garantir o sucesso do procedimento?
  9. Eu conheço os efeitos pós-operatórios e o tempo de recuperação?
  10. Eu tenho um adulto responsável para cuidar de mim por pelo menos 24 horas (ou enquanto recomendado) após meu procedimento?
  11. Todas as minhas perguntas foram exaustivamente abordadas e esclarecidas pelo meu cirurgião plástico?
  12. Eu li, compreendi e assinei os documentos de consentimento informado para o meu processo?

Para combater a falta de disposição e entusiasmo durante o dia faça uma caminhada de uma hora no seu horário de almoço.

Um novo estudo descobriu que até mesmo uma caminhada leve na hora da refeição pode elevar imediatamente e visivelmente o humor das pessoas e a capacidade de lidar com o estress no trabalho.  Não é novidade que andar é saudável e que pessoas que tem este hábito, ou se exercitam regularmente, tendem a ser mais saudáveis, calmas, alertas e felizes do que quem é inativo.

 Muitos estudos anteriores sobre os efeitos da caminhada e outros exercícios no humor focaram em resultados em longo prazo e graduais, investigando como semanas e meses de atividades físicas mudam as pessoas emocionalmente.  Por outro lado, poucas pesquisas examinaram as mudanças de humor em curto prazo de acordo com o volume de exercícios e menos ainda sobre estes efeitos durante o trabalho – mesmo que a maioria das pessoas passem a maior parte do tempo dentro de escritórios.  Para o novo estudo, publicado no Scandinavian Journal of Medicine and Science este mês, pesquisadores da University of Birmingham e outras universidades começaram a recrutar profissionais sedentários. Os voluntários foram avisados de que precesiariam estar disponíveis três vezes por semana para uma caminhada de 30 minutos durante seus horários de almoço.

 Os voluntários fizeram testes de saúde e humor para determinar um ponto inicial do experimento, que revelaram que todos estavam fora de forma, apesar de saudáveis fisicamente e emocionalmente. Os pesquisadores dividiram de forma aleatória os participantes em dois grupos. Um deles deveria fazer um programa de caminhadas por 10 semanas imediatamente, enquanto o outro grupo esperaria 10 semanas para começar o programa.  Os voluntários também instalaram um aplicativo em seus celulares com uma lista de questões emocionais para que a equipe de cientistas pudesse avaliar o humor de cada um. As perguntas foram criadas para medir os sentimentos, naquele momento, de estress, tensão, entusiasmo, motivação, fatiga física e outros fatores relacionados a como eles se sentiam em relação a vida e o trabalho naquele exato momento. O objetivo do aplicativo foi de permitir avaliações precisas dos voluntários, contornando um dos problemas comuns nestes tipos de estudos.  A única exigência das caminhadas era de que elas durassem ao menos 30 minutos.

Durante as 10 semanas os participantes dos dois grupos respondiam perguntas sobre seu estado de humor no período a manhã e da tarde. Depois deste período, o segundo grupo começou o mesmo processo durante as 10 semanas subsequentes e repetiu o processo. Os pesquisadores compararam os resultados. As respostas foram substancialmente diferentes quando as pessoas tinham andado. Na parte da tarde, depois de um passeio na hora do almoço, os caminhantes disseram que se sentiam muito mais entusiasmados, menos tensos, mais relaxados e capazes de lidar com o cotidiano do que nas tardes quando não tinham andado e mesmo em comparação com os seus próprios estados de espírito nas manhã antes das caminhadas.

 Embora os autores não tenham medido diretamente a produtividade no local de trabalho, “agora há evidências muito fortes de que esse sentimento mais positivo e entusiasmado no trabalho é muito importante para a produtividade”, disse Dr. Thogersen-Ntoumani, líder do estudo. “Então, seria de esperar que as pessoas que caminhavam na hora do almoço seriam mais produtivas”.  Como um resultado adicional, todos os voluntários mostraram ganhos em sua condição aeróbica e outras medidas de saúde na conclusão de suas 10 semanas de caminhada.

9 coisas inesperadas que estão te envelhecendo

Como diz a letra da música, o tempo não para. E com o passar dos anos o processo natural de envelhecimento vai se fazendo cada vez mais visível.

 Apesar de inevitável e de ter influência do fator genético de cada pessoa, este processo pode ser acelerado ou diminuído de acordo com certas atitudes. Fumar ou se alimentar mal são comportamentos bem conhecidos por acelerar o desgaste natural do corpo, mas existe outras que também contribuem e irão de surpreender.

Veja 9 coisas que você pode estar fazendo que aceleram para o envelhecimento:

  1. Variação de peso: ou a famosa dieta ioiô aumenta a elasticidade da pele e contribui para que a flacidez chegue mais rápido. Procure manter o peso estável e se resolver fazer uma dieta procure perder peso de forma progrssiva. Variação de peso aumenta elasticidade da pele.
  2. Dormir com o rosto para baixo: seu travesseiro pode deixar linhas em seu rosto e ressecar a pele. A pressão sobre a face pode causar rugas, principalmente na região nasolabial, que vai do nariz até a boca. Linhas também podem se formar na região dos olhos, já que lá a pele é particularmente fina. Se acordar durante a noite dormindo com o rosto virado e apoiado no travesseiro volte a dormir com a barriga para cima
  3. Cerrar os olhos: sabe aquele olhar com as pálpebras semicerradas, característico de quem precisa usar óculos, mas insiste em deixar as lentes guardadas? Isso contribui para o envelhecimento! Se você precisa, use os óculos e também óculos escuros em dias de sol. Isso ajudará a manter a saúde dos olhos e também a evitar os terríveis pés de galinha
  4. Não tirar a maquiagem para dormir: isso pode entupir poros e glândulas sebáceas. Quando a maquiagem se fixa dentro dos poros, faz com que eles pareçam maiores e podem mesmo alargá-los. Como o nível de colágeno da pele diminui com o passar dos anos, os poros não voltaram facilmente a ser o que eram antes. Não retirar os produtos também pode causar inflamações, que aumentam a perda de colágeno e a firmeza da pele. Resumindo a história: lave o rosto e retire a maquiagem antes de ir para cama!
  5. Muito tempo na piscina: essa é para ficar de olho especialmente no verão ou para aqueles que podem curtir uma piscina aquecida. O cloro pode ressecar e causar danos na pele. Para reduzir este problema use um sabonete suave e lave o corpo usando apenas as mãos – deixe de lado qualquer coisa ou produto abrasivo ou esfoliante. Use hidratante após a ducha, depois de nadar. Se sua pele já for seca, considere usar produtos emolientes antes de cair na água. O cloro pode prejudicar a pele, especialmente de quem tem ela naturalmente seca.
  6. Usar fones de ouvido: a música é uma boa opção para se acalmar e relaxar, mas o uso abusivo de fones está prejudicando a audição de muita gente. Uma conversa normal entre pessoas gera de 40 a 60 decibéis. Um show de rock gira em torno de 110 e 140 decibéis. O som produzido pelo fone de ouvido é de cerca de 110 decibéis. O impacto na audição é grande: o National Institute of Health, dos EUA, afirma que escutar música diariamente por 15 minutos no volume 5 causa problemas a longo prazo para a audição. Por isso, controle o volume e limite o uso de fones de ouvido!
  7. Comer muito açúcar: em excesso ele pode ser muito prejudicial para a pele. Além de ser um agente causador de inflamações, a quantidade acima do recomendado pode iniciar um processo chamado de glicação, que contribui para o envelhecimento da pele. Não é fácil deixar de ingerir açúcar, mas é preciso ter controle!
  8. Bronzeamento artificial em cabines de luz: se os raios solares naturais aceleram o envelhecimento por que os artificiais não teriam o mesmo efeito? Se ainda sim desejar o tom bronzeado na pele, opte por outras opções.  Se após ler esta lista você estiver começando a pensar que tudo pode acelerar o envelhecimento, não há motivo para pânico. Este é um processo natural. Observe suas atitudes, faça opções saudáveis e se cuide: tome água, tenha uma alimentação balanceada e nutritiva, durma bem e adote comportamentos que o levarão a ter uma vida mais saudável

É possível fazer boas refeições mesmo fora de casa

Você costuma almoçar fora de casa? Saiba que mesmo fazendo as refeições em restaurantes durante a semana, dá para manter a alimentação saudável e a saúde em dia. É o que afirma a nutricionista Raquel Sanchez Franz, da Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor do Ministério da Saúde. “O ideal é montar um prato equilibrado em nutrientes, proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas, minerais e fibras”, comenta a profissional. Veja algumas dicas para manter uma alimentação saudável mesmo almoçando fora de casa:

  • Sirva metade do prato de hortaliças – isso garante a quantidade adequada de vitaminas, minerais e fibras;
  •  ¼ do prato deve conter um alimento fonte de proteína - Carnes magras, frango, peixe e ovo são ótimas fontes de proteína. Além disso, é importante dar preferência pelas opções grelhadas, assadas ou cozidas. Evitar alimentos fritos e ricos em gordura;
  • O prato deve conter um alimento energético - Arroz integral, batata, massas, mandioca, inhame e cará são excelentes fontes de carboidratos e podem vir acompanhados de uma leguminosa como feijões, ervilha, lentilha, grão de bico ou soja, são fontes de proteína vegetal e também de fibras;
  • Arroz e Feijão combinação perfeita – é uma combinação perfeita de nutrientes. Especificamente os aminoácidos, eles são complementares e geram uma série de benefícios à saúde;
  • Gotas de azeite fazem bem à saúde - “O azeite de oliva extra-virgem é fonte de gorduras mono e poliinsaturadas, conhecidas como gorduras boas. Adicionar umas gotinhas na refeição traz uma série de benefícios, principalmente à saúde cardiovascular. Lembrando que é importante moderar na quantidade de azeite, porque 1 colher de sopa possui aproximadamente 100Kcal.

Líder Mundial!

O Brasil ultrapassou os Estados Unidos e se tornou o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo.

Os dados são de uma pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), divulgada em dezembro de 2019. De acordo com o levantamento, em 2018, foram registradas mais de 1 milhão 498 mil cirurgias plásticas estéticas em nosso país, além de mais de 969 mil procedimentos estéticos não-cirúrgicos.

Entre as intervenções mais procuradas, o aumento mamário com prótese de silicone, indicado para tratar mamas pequenas, flácidas e pouco projetadas, aparece em primeiro lugar. Os implantes variam em formato e em tamanho: existem aqueles chamados “redondos” (que projetam mais o colo) e aqueles ditos “anatômicos” (com aspecto mais natural). A escolha é sempre individualizada, baseada no desejo e na estrutura corporal da paciente. A cirurgia de prótese de silicone leva cerca de duas horas, em média, e não necessita internação hospitalar, de modo que a paciente recebe alta para casa no mesmo dia da operação.

A lipoaspiração está na segunda colocação. A técnica remove acúmulos de gordura localizada em áreas como abdome, cintura, costas, coxas e braços. Como resultado, temos a modelagem do contorno corporal, com a melhor definição das regiões trabalhadas. O material é aspirado com o auxílio de cânulas ligadas a um aparelho a vácuo, e pode ser utilizado para projetar outras partes do corpo, como glúteos e mamas, por exemplo. Esse recurso é chamado de lipoescultura. A lipoaspiração não deve ser realizada em pacientes obesos e nem com intuito de emagrecimento. Além disso, há limites de segurança deste procedimento, que devem ser respeitados (aspiração de até 7% do peso corporal), de acordo com orientações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Em seguida, o ranking elenca, em termos de frequência, as cirurgias de abdominoplastia, plástica das pálpebras (blefaroplastia), suspensão das mamas (mastopexia), redução mamária, plástica do nariz (rinoplastia) e cirurgia do rejuvenescimento da face (lifting facial).

A abdominoplastia trata o excesso de pele e a flacidez do abdome, sendo mais realizada após gestações ou perda de peso excessiva. A blefaroplastia remove a pele e as bolsas de gordura das pálpebras, suavizando a sensação de “olhar cansado” e trazendo um aspecto mais jovial. A mastopexia corrige flacidez e queda mamária, podendo ou não ser associada com a colocação de prótese de silicone. O crescimento exagerado das mamas, muitas vezes, causa dores nas costas, dificuldade de escolher as roupas e constrangimento, condição que pode ser tratada pela cirurgia de redução mamária. A rinoplastia é a intervenção para corrigir deformidades do nariz como giba dorsal, base larga, ponta caída ou arredondada, restaurando a beleza e a harmonia dessas estruturas. O lifting facial corrige as alterações decorrentes do tempo, removendo excessos de pele e reposicionando os tecidos do rosto e do pescoço, com objetivo de promover o rejuvenescimento dos contornos da face.

Os procedimentos estéticos não cirúrgicos surgem como alternativa ou como complemento das cirurgias. Atuam suavizando os sinais de envelhecimento da face e as marcas de expressão. Destaque para a toxina botulínica, os preenchedores de ácido hialurônico e os bioestimuladores de colágeno, que são aplicados em consultório para corrigir rugas, valorizar o contorno do rosto e reduzir a aparência dos sulcos, além de aumentar o volume dos lábios e de outras áreas da face. Importante Com foco na qualidade de vida e na autoestima, brasileiros colocam o país no topo do ranking das cirurgias plásticas estéticas ressaltar que tanto as cirurgias plásticas quanto os procedimentos estéticos minimamente invasivos devem ser realizados por médicos especialistas, devidamente habilitados, experientes, e com registro ativo nos conselhos de classe e nas sociedades de especialidade.

Referências: 1. SBCP;
2. Revista Revide, edição 1000.